Ler... um ato tão banal e comum... mas que geralmente não vemos em público. Parece algo vergonhoso que deve ser feito no recanto escuro do lar ou deitado na cama ou sentado no trono ou encarafuchado em uma biblioteca...
Mas flagrei alguns leitores que não se importam com o barulho da rua, com os passos apressados ao redor, com o sol batendo forte, com a música incômoda dos adolescentes que se recusam a usar fones de ouvido e nos forçam a ouvir músicas (músicas????) no ônibus!
Leitores... seres que se refugiam em páginas distantes, em letras miúdas, em fantasias secretas, em desejos ocultos, em afinações da alma...
OK... não comecei com uma foto em lugar inusitado... afinal, quem não leu em uma rede, na praia?? mas... inicio com esta foto... de mim mesma!
No silêncio de uma Curitiba quase abandonada, encontrei este homem sentado no Largo da ordem, colocando suas leituras em ordem... hehe
Um pouco de poema do Quintana pela cidade...
Ler no ônibus já é difícil... mas ler em pé??? parabéns ao jovem leitor!!
Uma iniciativa de bom gosto em um restaurante de Curitiba: encher uma geladeira antiga de livros e permitir quer as pessoas vasculhem... bom alimento para a alma... e bem conservado!
Um morador de rua conversando com o escritor?? que tal dar um livro para ele ou deixarmos sempre algum livro ali naquela mesa?? Já fiz a minha parte... deixei o meu livro de contos com informações de que deve ser lido e repassado! Espero que assim o façam!
Mais ônibus... primeiro uma só estava lendo.. logo após outra sentou do lado também lendo... tomara que a leitura seja algo contagioso!!!
Fechando o post de hoje:
Na frente do Estação... eu o vi... lendo um LIVRO! Depois o Adonai foi conversar com ele. Pedimos autorização para fotografar, perguntei o que estava achando do livro.
Ele disse que gosta de ler e que ganha livros de várias pessoas ... depois repassa a outros... perguntei qual foi o último livro que leu.. ele disse que "Metamorfose", de Kafka, mas que não gostou não. Adonai perguntou qual livro ele gostou: "Humano, demasiado humano"! Essa é boa! Adorei conhecer o Silvio, que vende aranhas na frente do Estação!!
Continuo a sessão leitura outro dia!
Oi,Susan!
ResponderExcluirLeio em qualquer lugar, situação, circunstância. Sempre fui assim. Acontece, às vezes, de perder uma paradapr causa da leitura. Tudo bem, só assim eu descobriria o pão doce mais delicioso de Aracaju, da "Panificadora Garça"...rsrsrs...posso plagiar? Quer dizer, sair por aqui flagrando leitores em atitudfe suspeita?
Belas fotos, belos "ângulos"...grande ideia!
Bjs....
Sérgio Luyz
heheh obrigada Sérgio... bom saber que vc também é leitor... pode plagiar sim.. só tem que (eu pelo menos faço assim) tirar a foto antes e depois perguntar se pode fotografar... é que se pergunto antes (por mais que eles aceitem), não fica mais tão natural... prefiro fotos naturais (e só depois pergunto se posso fotografar e fotografo de novo - mas o que vale pra mim é a foto anterior! heheh).
ResponderExcluirTenho muitas mais fotos... mas terei que ir selecionando aos poucos!