novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FICÇÃO - SUSAN SONTAG


Chuva forte lá fora, os raios e os trovões acendem ecos do passado. Aproveito para ficar enrodilhada no sono leve, tão leve que não resiste às palavras de meu amigo que mora comigo. Ele tem o hábito de ler em voz alta. Frase por frase são lidas, depois relidas apenas mexendo os lábios e, por fim, ele fica repetindo a frase em sua cabeça, com o livro entreaberto no colo, os olhos mirando o teto. Depois vem outra frase, e assim por diante.


Acompanho sua leitura. Algumas vezes também olho para o teto, em outras me encosto em seu corpo morno e ele, tão concentrado, apenas passa a mão em minha cabeça. Hoje está um dia para meditar: a chuva é fértil para os que sabem aproveitá-la. Já que não dá para sair, o jeito é pensar!


Mas pensar me dá sono e logo volto a me enrodilhar e dormir. Quando acordo me vem uma das frases, lidas ontem, na cabeça: “penso, logo, existo”. Eu penso, logo existo? Será? Será que meu amigo realmente pensa? Será que ele existe? Mas... Se a cadeira e o sofá não pensam... Não existem? Ou será que os criei porque penso? será que eu realmente penso ou será que eu imagino o tempo todo? E qual é a diferença entre eles? Pensar não é imaginar? O que é real? O que é ilusão?


O que é um simulacro? Sou um simulacro? Um lacre simulado fechando uma torrente de coisas que eu sou? Tantas máscaras impostas desde a infância que fica difícil saber quem realmente sou. Procuro os rótulos dados pelos outros e insisto em me encaixar em um ou outro (geralmente os mais aceitos pelas pessoas).
 
Todos esses pensamentos me foram esmagados pela realidade, pois meu amigo deixou o livro de Baudrillard de lado, me chamou “venha Susi Sontag”, seguido de um "pst, pst" e colocou leite em minha tigela.

Este texto faz parte de meu livro de contos: "Novelos nada exemplares"  - caso tenha interesse em adquirir, mande um e-mail para mim. Obrigada!

4 comentários:

  1. FANTÁSTICO! adorei. não imaginava que se tratava de uma gata! Com certeza quero comprar seu livro. Vou mandar um e-mail para você!
    Sandra Santos

    ResponderExcluir
  2. Um espetáculo de texto. Muito bom mesmo. Até a escolha do nome da gata-personagem ou da personagem-gata. Parabéns. Agora estou querendo ler todos, tudo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de dias quente no inverno...
    ..e dias frios no verão!

    E assim viveremos...
    ..e assim viverão!

    Sentir palavras..
    ..é catar sentimentos!

    E espalhar no vento!

    Foi o que senti...
    ..aqui o que li!


    [Land]

    ResponderExcluir