novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

REAL - empatia (e uma pequena homenagem para Simone de Beauvoir)

Hoje é aniversário de Simone-Ernestine-Lucie-Marie Bertrand de Beauvoir.
Mais conhecida como Simone de Beauvoir. Escritora, feminista, filósofa e companheira de Sartre.
Vamos analisar rapidamente o seu nome:
Simone: a que ouviu, ouvinte, a que sabe ouvir.
Beau - belo
Voir - vista
Incrível ! Ter no nome dois sentidos tão importantes: ver e ouvir.
As pessoas hoje em dia falam demais, escutam de menos. Não veem os outros. Só veem a si mesmos, só escutam a si mesmos.
Sempre gosto de observar as pessoas na rua ou no ônibus. Muitas vezes presenciei o seguinte caso:
Uma pessoa está falando de seu problema e a outra interrompe ou aproveita uma respirada para falar de como o SEU problema é pior.
Exemplo:
"Meu filho está se drogando"
"pois é... o meu já é traficante"

***

"Milha filha namora um crápula que bate nela"
"Já nem tenho mais filha... foi assassinada pelo marido".

***
"Tenho andado com uma dor nas costas"
"Nem me fale, tem dias que nem consigo sair da cama"

Ou seja, não se respeita a dor e o desespero alheios. É uma espécie de competição para ver quem sofre (sofreu) mais.
Que mundo é este em que não há empatia?

Pior é quando a pessoa dá uma de Polyanna:

"Estou sem sapatos"
"pelo menos você tem os pés".

? ? ?  
Isso é compaixão? Prefiro que as pessoas não tenham compaixão. Prefiro que as pessoas tenham empatia. SEMPRE comento em sala sobre a diferença de simpatia, antipatia, apatia e empatia... sempre procuro fazer os alunos refletirem sobre a necessidade da empatia. Ou seja, se colocar no lugar do outro.

E hoje me caiu em mãos um vídeo que explica um pouco melhor o que sempre falo.
Vamos à ele então, pois ele explica melhor que eu (que vou ficar quieta).
EMPATIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário