novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

domingo, 13 de maio de 2012

REAL - Li bé lu la - Peso Leve


Peso leve

Leveza, liberdade.
Um dia me disseram que liberdade é cavalgar no ar. 
Mas me pareceu tão pesada a própria palavra cavalgar.. que prefiro dizer:
“Liberdade é libelular no ar...”
 Balançar levemente no ar, deixando-se planar na liberdade.
Desde criança me fascinou este inseto tão longo, 
tão vibrante, tão furtacor.
Lembro até hoje de um dia especial (ainda morando no Ahú de Baixo) e indo com minha irmã até a panificadora para comprarmos pão, que minha mãe havia pedido.
Uma libélula cortou meu caminho e levou consigo meu olhar de jabuticaba. Parei. Fiquei admirando seu voo gracioso.
 Já adulta, poucos anos atrás (na praia), vi uma "liberdade" na tela da porta. Fotografei.
   (foto: Susan Blum - janeiro de 2010)
E ontem, após conhecer o artista Dala Stella no Paço da Liberdade (coincidências?), na manhã de autógrafos de um amigo em comum: Paulo Venturelli (uma libélula humana de aventuras), visitei o seu blog e encontro o quê?
 (arte de Dala Stella - blog do artista: http://www.dalastella.blogspot.com.br/)
 Ah! Louca vida alada, que balança suas asas, libertando libélulas em meu caminho.  

Curiosidades: O nome dela vem do Latim libella, diminutivo de libra, “balança”.  No nosso dicionário temos o verbo librar, que significa “sustentar-se no ar, colocar em equilíbrio”.  (as duas primeiras imagens foram retiradas da internet)

2 comentários:

  1. Que bom ter lembranças assim, leves. E com asas, o que é melhor. Grato por fazer circular minha libélula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fiz nada Carlos. Sua libélula é que me deu o ar de sua visita, para colorir com seu preto e branco, este blog tão enovelado.

      Excluir