novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

domingo, 11 de janeiro de 2015

REAL - Liberdade ou libertinagem de Expressão?

Gostaria muito de aproveitar um acontecimento triste para buscar uma reflexão. Principalmente porque vejo uma grande reação a favor da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, sem ao menos parar para refletir o que é liberdade de expressão, o que é charge, o que é desrespeito; e se não deveríamos pensar a respeito desses assuntos.
CLARO que não sou  a favor do terrosismo ou de extremismos.
Mas, antes de colocar alguns pontos que considero importantes, vamos ver as  definições em dicionário de cada expressão e também refletir sobre o respeito ao próximo.

charge
n 1 carga explosiva. 2 cargo, ofício, dever. 3 custódia. he gave his daughter into my charge / ele me confiou sua filha. 4 pessoa ou coisa sob cuidados de alguém.5 Jur acusação formal. 6 encargo financeiro, ônus. 7 carga elétrica. • vt+vi 1carregar. 2 carregar arma de fogo ou bateria. 3 encarregar, confiar. I charged him with the solemn trust / confiei-lhe o assunto sério. 4 acusar, incriminar. he was charged with stealing / ele foi acusado de furto. 5 cobrar. he charged me 5 dollars for it / ele me cobrou 5 dólares por isto. 6 pôr preço a. 7 debitar. extra charge despesas extras. in charge interino. no charge / free of chargegrátis, gratuito. to be taken in charge ser preso. to charge for cobrar por, pôr na conta. to take charge of responsabilizar-se por.

Interessante! Charge como carga explosiva. 

Mas vamos guardar esta definição e pensar em algumas charges feitas. Analisar até que ponto esta explosão é válida? Por HUMOR?

Vamos ver agora a definição de Liberdade de Expressão:

O que é liberdade? Sempre fui ensinada pelo meu pai que minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro. Que isso seria respeito. Assim, piadas racistas iriam ferir a liberdade do outro de ser como é, e não deveriam ser feitas.
Mas isso aprendi com meu pai. Não é algo "dicionarizado". Então vamos ao termo:

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.


Sem respaldo moral. Assim, se uma charge incita o ódio, a raiva, a intolerância, como posso aceitar?

Lembram das caricaturas dos judeus como ratos no nazismo? Isto é liberdade de expressão? Ou fazer uma charge de negros como macacos?
Posso estar errada em escrever tudo isso... mas... peço reflexão.
O que é preconceito?

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.


Vejamos de novo.

Assim, me questiono se estamos promovendo uma liberdade de expressão ou uma libertinagem de expressão.

A libertinagem é um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.


Será que não está no momento de aprendermos a conviver com o diferente?

Será que não está na hora de revermos certos conceitos?
Enfim. Não estou achando que este texto mudará as pessoas. Mas espero que pelo menos parem para refletir.
E não. Não sou a favor de extremismos e de terrorismo. Mas sou a favor do respeito, do amor ao próximo e da liberdade de ação de cada um, de acordo com seus ideais, desde que não fira aos demais.

Ah. Uma última reflexão: será que os franceses, tão emotivos agora, também se importaram com a Argélia?
https://www.youtube.com/watch?v=PodBIU4Xs1E

Sinto muito pelas pessoas assassinadas (em todo e qualquer lugar, em toda e qualquer época).


5 comentários:

  1. Bem isso que penso e acho, querida. Maravilhoso texto!!!! Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamentos iguais não acrescentam muito, mas agradeço o seu comentário. Seja bem-vinda sempre, Karline. Beijos!! :D

      Excluir
  2. TEMOS que refletir sim! http://www.contioutra.com/assista-essa-animacao-e-entenda-como-nasce-intolerancia/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho religião, parto dessa premissa. Logo, não defendo qualquer delas, muito embora pense que algumas doutrinam o quase indomável comprtamento humano. A questão: Por que o ocidente aceita a construção de templos de religiões orientais e muitos deles não a de ocidentais? Quer dizer aceita-se o território e bem-estar do alienígena, porém, execra-se a cultura alheia. Onde estão o respeito e a igualdade? Isso não significa que alguém deve/pode desrespeitar os que o desprezam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade existem igrejas cristãs em muitos locais orientais. Os extremistas não são a maioria. Os verdadeiros religiosos do Islã que conhecem e seguem o Alcorão são respeitosos. Mas acho que muitas igrejas cristãs são abusivas em seu doutrinamento, não permitindo o livre arbítrio.

      Excluir