novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

domingo, 20 de outubro de 2013

REAL - entrevista antiga - quem sou eu...

Anos atrás (eu estava fazendo doutorado na USP) um homem mandou uma entrevista para mim. 
Respondi e enviei. Mas nunca vi se saiu ou não. Dias atrás, limpando a caixa de e-mails, encontrei.
Gostei do que li e resolvi postar. Não fiz mudanças (queria ter o tom sépia da época).

Boa leitura.

ENTREVISTA PARA BLOGUE DE FRANKLIN JORGE
NOME  Susan Blum Pessôa de Moura
DADOS BIOGRÁFICOS  ser humano meio gato, nasceu em Curitiba, viveu em vários lugares, retornou a Curitiba. Curiosa como gato, fez duas faculdades, leu muita coisa, trabalhou em várias coisas. Dorminhoca como gato, sempre retorna ao lar, à casa, à concha, ao ninho, à raiz de sua vida.
FOTO
QUESTIONÁRIO
Quando nasceu?  No dia 4 de setembro de 1963, quando o Paraná pegava fogo. Décimo terceiro bebê da maternidade da base Aérea (hoje cindacta), nasceu com asas. Ah... 63 é uma boa safra!
Onde?   Curitiba, Paraná... dizem que “ritiba” é do mundo... mas não é verdade! Terra do pinhão, do Vampiro Dalton e do Frankenstein Xavier.
Como se chamam seus pais? Alfredo Pessoa de Moura (falecido) e Irmgard Luisa Blum de Moura. Sou mistura boa de Nordeste com Santa Catarina.
De onde são? Ambos brasileiros, mas com antecedentes diversos.
O que você herdou do seu pai?enorme amor pelos livros, pela leitura e pela escrita. Ele me deu a intelectualidade e me ensinou a discutir.
E de sua mãe? A força de vontade, a garra, a luta e a não desistência pela vida. Ela me deu o amor e me ensinou a amar.
Dê-me fatos para esclarecimento de heranças. Meu pai deixou uma biblioteca de uns mil livros. Infelizmente eu não estava em Curitiba quando ela foi desfeita e não pude guardar alguns. Minha mãe luta até hoje, é forte, é amorosa, nunca reclama e sempre ajuda a todos.
Quem é você?  Alguém. Uma pessoa que tenta se achar, que descobre falhas, que comete erros, mas que sempre busca acertar cada vez mais. Uma pessoa em constante mutação. Um ser humano comum.
Mais fatos. Nasci. Tentei estudar e tirar notas boas (meio difícil). Esotérica, fui para outros lugares. Em outros lugares acabei casando. Depois dessa experiência acabei separando. Voltei para casa. Resolvi fazer segunda faculdade. Descobri a verdadeira paixão: Letras!!! Fui dar aulas. Tento escrever livros. Pesquiso sobre autores maravilhosos. Estou amando um homem incrível. Amo dar aulas em uma ONG para menores carentes. Ainda estou na metade de minha vida!
E sua infância? Detestava (e nunca via) os Trapalhões, preferia sair de bicicleta e me enfiar nos matos perto de casa. Escondia a bicicleta e subia em árvores para observar as pessoas. Asmática, nunca podia fazer muita coisa. Sempre amei gatos e os recolhia da rua (cachorros também) – minha mãe ficava louca! Tive periquito (meu pai me deu um casal), tive uma tartaruguinha (acharam na rua e me deram), tive alguns cachorros e tive vários gatos. Li muito desde criança. Relia avidamente todos os livros que meu pai me dava. Uma vez ele deu livros para todos os filhos: o conde de montecristo para minha irmã, os 3 mosqueteiros para meu irmão, não lembro do livro do terceiro irmão, e o meu: O corsário negro! Lia todos os livros sempre. Amava! Aos 13 ele me fez a carteirinha na Biblioteca Pública. Descobri Allan Poe e li todos os livros que existiam dele na Biblioteca! 
Como brincava?  Andar de bicicleta, ler, subir em árvores, ler, subir no armário do quarto, ler, dava aulas para as bonecas, ler, fotografar (meu pai me deu uma máquina, daquelas que eram descartáveis – tirava foto de tudo!).
Quando deixou sua terra? Deixei para dar aulas de Gnose em outras cidades, sempre voltava. Sempre viajava de novo. Por fim, retornei e estou aqui há anos.
Que coisas tem feito? Dou aulas. Escrevo. Pesquiso. Saio com amigos. Leio muito. Dou mais aulas. Estou tentando terminar a tese de doutorado, sobre o livro 62.modelo para armar, de Cortázar!

(aqui estou dando uma palestra na Petrobras, sobre um assunto que adoro: Imagem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário